sexta-feira, 27 de abril de 2012

Breve nota sobre o IV Mouseion

José Miguel Santolaya Silva (em pé), "Pepe" para os amigos,  a preparar-se para receber uma homenagem durante o 2.º dia do IV Mouseion, motivada pela iniciativa editorial da Casa Comum das Tertúlias, ao editar "Museus da Raia: Um documento para a história da cooperação transfronteiriça e outros textos" de José Miguel Santolaya, publicação distribuída por todos os presentes. Ver aqui, sobre esta publicação.
Ainda na foto, ao lado de Cláudio Torres (Campo Arqueológico de Mértola), Isabel Victor (Directora do Departamento de Museus do IMC), ao lado de Lucinda Fernandes (Museu do Trabalho Michel Giacometti de Setúbal). 


Capa da publicação "Museus da Raia: Um documento para a história da cooperação transfronteiriça e outros textos" de José Miguel Santolaya. Detalhes aqui.
Uma das bibliotecas onde poderá consultar esta obra é a Biblioteca D. Fernando de Almeida do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior de Castelo Branco. 

Feira do Livro dedicada à Museologia e ao Património, durante o IV Mouseion... 
pena que haja responsáveis de museus que se lamuriem sobre a falta de verbas e de visitantes, 
desperdicem esta oportunidade para dar a conhecer as suas publicações (e logo o seu espólio, as suas colecções, o seu trabalho... atraindo visitantes) e vender algumas delas, a SAMFTPJ fez bem em levar os seus livros já o MFTPJ ficou de fora... deve estar rico e não sabemos!

David Caetano (Sociedade Trebaruna - Amigos do Museu Arqueologico Municipal Jose Monteiro do Fundão), Pedro Salvado (sócio da SAMFTPJ) e Berlarmina Rolo (sócia da SAMFTPJ).

A Câmara Municipal de Castelo Branco, aqui representada por duas vereadoras: Maria Cristina Granada (em pé) e Maria da Graça Ventura, ao lado de Aida Rechena (Directora do Museu de FTPJ).

Durante o encontro... 

 Juan Valadés (Director do Museu Provincial de Cáceres), Celeste Capelo (Vice-Presidente da SAMFTPJ) e Trinidad Nogales (Consejera de Cultura, Educación y Deportes da Junta da Extremadura). Momento da oferta, pela SAMFTPJ, de foto histórica da cooperação museológica transfronteiriça. Ver aqui

Na foto, entre outros participantes no encontro: Pedro Salvado (SAMFTPJ), Cláudio Torres (CAM), Benedicta Duque Vieira (sócia e ex-Presidente da SAMFTPJ), Celeste Capelo (SAMFTPJ), 
Juan Valadés (Museu Provincial de Cáceres)...

Luís Norberto Lourenço (sócio da SAMFTPJ) ao lado de Ana Carro (Presidente da Asociación Española de Museólogos).

Fotografia de grupo no final do segundo dia.
Com a presença de seis sócios da SAMFTPJ, a deixar bem representada esta associação. 

De 20 a 22 de abril de 2012, realizou-se em Alcântara e Malpartida de Cáceres (Cáceres, Extremadura, Espanha), o IV Mouseion - Encontro Transfronteiriço de Museologia / Encuentro Transfronterizo de Museología. Museologia e Cooperação transfronteiriça subordinado à temática Inclusão e Interculturalidades. As novas missões dos museus. 
No que diz respeito a Castelo Branco, o Museu de Francisco Tavares Proença Júnior (MFTPJ) de Castelo Branco e a Sociedade de Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior (SAMFTPJ), entidades que integram a "Mouseion - Plataforma Transfronteiriça de Museus", marcaram presença, bem como a Câmara Municipal de Castelo Branco.
Este encontro, este ano realizado em Espanha, não teria sido possível sem o empenho de vários sócios da Adaegina - Amigos del Museo de Cáceres.

Este breve nota não pretende ser exaustiva, as conclusões serão brevemente dadas a conhecer pela "Plataforma Mouseion" e aguardaremos a publicação das comunicações. 

Nota:
Origem das fotos: Museu Arqueológico Municipal do Fundão e Museu Provincial de Cáceres.

Do que constava do programa, ver aqui.
Mais, aqui.

Sem comentários: